Como limpar o piso e tê-lo sempre lindo

Alguma vez você já viu um revestimento nas páginas do Pinterest ou mesmo de uma revista e pensou: esse não é o efeito que consigo quando instalo um piso desse em minha casa. Acreditamos que muitas vezes, não é mesmo? Tirando os famosos tratamentos feitos nessas imagens, a forma como você cuida do seu revestimento é o grande segredo para mantê-lo lindo como gostaria. A boa notícia é que essa tarefa pode se tornar mais simples e nós , pensando nisso,vamos ensinar a seguir truques incríveis de como limpar o piso

São dicas fáceis que, no dia a dia, farão toda a diferença para ter o efeito show room em sua casa. 

Confira este conteúdo que preparamos para você!

Vamos falar a verdade: manter o chão sempre limpo está longe de ser uma tarefa fácil. A correria do dia a dia e os diversos papéis que desempenhamos correm na contramão desse desejo. 

Mas a boa notícia é que dá para simplificar as coisas na hora de manter a casa organizada e de deixar o revestimento brilhando.

Vamos à prática?

Comece organizando a casa

Antes de ir para a etapa da limpeza do chão, é importante que você arrume as coisas. Recolha possíveis objetos que possam estar pelo caminho, leve os brinquedos das crianças para os organizadores e coloque os sapatos no lugar certo.

Com o caminho livre, ficará mais fácil seguir os próximos passos para limpar o piso.

Tire o pó e a sujeira mais grossa

Essa é uma etapa muito importante para limpar o piso e ter um efeito final digno de Pinterest. Muita sujeirinha aparentemente escondida aparece na hora da finalização com o pano, e é nessa fase que você consegue removê-la.

É possível fazer isso de algumas formas, como:

  • Utilize uma vassoura de cerdas macias para puxar a sujeira;
  • Você pode contar ainda com a ajuda do aspirador de pó, desde que ele tenha um modo delicado para não riscar o chão;
  • Se tiver um aspirador robô, ele também cumpre brilhantemente esse papel.

Agora, se o seu piso tiver uma camada granilhada, a vassoura de cerda dura é uma excelente aliada.

Esqueça os produtos caros e escolha o detergente neutro para limpar o piso

Sério! Aqueles produtos para limpar o chão podem até deixar um cheiro gostosinho, mas o bom e velho detergente neutro cumpre muito bem o papel de limpar o piso.

Basta você preparar uma solução com 1 litro de água para uma colher de sopa do produto. Simples assim!

Depois passe o pano bem molhado pelo chão e dê uma segunda passada com ele bem mais seco.

E como eu deixo o piso com brilho e sem manchas?

É simples! Você precisa passar um pano seco para finalizar a limpeza. Ao final, verá que ele ficou limpo e brilhante, do jeitinho que tanto queria.

E se meu revestimento for 3D ou granilhado?

Para esses produtos, é preciso seguir algumas recomendações diferentes. Começando pelo revestimento 3D, será necessário utilizar um espanador semanalmente para que a poeira depositada entre os vãos não fique encrostada. Um pano úmido é o suficiente para finalizar a limpeza.

Já para os revestimentos granilhados, as lavadoras de alta pressão são excelentes apostas para mantê-los em dia. Mas lembre-se de ajustar a potência e de não usar produtos corrosivos durante a limpeza. Também vale a regra da água e detergente neutro.

O que eu não posso fazer? 

Essa é uma excelente pergunta, por isso trouxemos as respostas para este tutorial. 

  • Mais uma vez, cuidado com os produtos que você aplica em seu revestimento. Muitos deles acabam tirando o acabamento e tornando o aspecto sem brilho e desgastado. 
  • Portanto, o que você não pode passar são os abrasivos, ácidos e alcalinos. Na dúvida: detergente neutro!

Tirando isso… evite ao máximo:

  • Arrastar móveis pela casa;
  • Derrubar objetos pontiagudos no chão. 

Ah, e aqui temos dicas essenciais também para sua limpeza pós-obra. Clique para conferir.

Anotou as dicas?

Então, lembre-se de compartilhar esses segredos de como limpar o piso com outras pessoas que querem conquistar um efeito de revista para o revestimento de casa. E aproveite para seguir a Rox Cerâmica também nas redes sociais.

Nos vemos no próximo post!