Mitos e verdades sobre revestimento cerâmicos

Vamos falar a verdade… sempre que vamos construir ou reformar, bate aquela dúvida sobre qual tipo de material é melhor para a nossa necessidade. Como somos especialistas em revestimento cerâmico e temos como missão facilitar sua vida, separamos mitos e verdades sobre esse tema, para você esclarecer seus questionamentos.

Confira abaixo quais são eles e aproveite para anotar as informações que você não pode esquecer.

Fique por aqui e tenha uma excelente leitura!

Por que os revestimentos cerâmicos geram tantas dúvidas?

Antes de mais nada, vale a pena relembrarmos. Os revestimentos cerâmicos são uns dos materiais mais antigos do mundo para serem usados no piso e na parede.

Ao longo dos anos, esse material passou por uma série de inovações e, hoje em dia, contamos com uma infinidade de estampas e estilos, com opções para todos os tipos de ambientes.

Mas sempre batem aquelas dúvidas básicas… será que posso usar revestimento cerâmico no banheiro? Se eu usá-lo na área externa, corro o risco de escorregamento?

Então, nós vamos esclarecer esses pontos para deixá-lo tranquilo para tomar suas próximas decisões. Vamos lá?

Revestimento cerâmico é um material com excelente durabilidade.

Verdade! Mas aqui vale destacarmos um ponto importantíssimo. 

Embora esse tipo de piso e azulejo possa durar mais de 20 anos, quando ele não é bem instalado, pode ser danificado em menos de 1 ano.

Então, fica aí a dica: além de escolher um material de qualidade, garanta que um profissional capacitado assente-o na sua obra, evitando surpresas indesejáveis.

Veja aqui como planejar um obra e evitar surpresas.

Só posso usar revestimentos cerâmicos em áreas internas. 

Mito! Existem cerâmicas que são, sim, desenvolvidas somente para áreas internas, mas você encontra disponível no mercado opções de materiais especialmente desenvolvidas para as áreas externas.

Veja aqui mais opções de revestimentos cerâmicos para a área externa.


Revestimentos cerâmicos são resistentes a manchas

Verdade! Eles são conhecidos por sua resistência a manchas, especialmente quando são esmaltados. 

No entanto, o revestimento cerâmico não é completamente à prova de manchas. Alguns líquidos e substâncias, como tintas, corantes fortes ou produtos químicos agressivos, podem manchar a superfície se não forem limpos imediatamente. 

É recomendado seguir as instruções do fabricante e realizar uma limpeza adequada para evitar manchas.

Revestimentos cerâmicos são escorregadios

Depende!! Isso porque a superfície de alguns revestimentos cerâmicos pode ser escorregadia quando molhada. 

No entanto, muitos revestimentos cerâmicos modernos possuem a chamada resistência ao escorregamento, com texturas ou acabamentos especiais que ajudam a aumentar a aderência e reduzir o risco de escorregões. 

Esse é o caso dos produtos Bosque ou Dakar, que são recomendados para as áreas com contato com água.

Aqui você pode conhecer outras opções de revestimentos cerâmicos com resistência ao escorregamento.

Então, nossa sugestão é que você converse com o atendente da loja onde vai comprar seus materiais, para garantir que o revestimento cerâmico que você escolheu tenha essa característica.

E aí, esses mitos e verdades sobre revestimento cerâmico esclareceram as suas dúvidas? Agora, aproveite para seguir a ROX também nas redes sociais e conferir outros conteúdos de relevância como este!