Saiba como planejar uma obra para evitar surpresas

Não estourar o orçamento na hora de planejar uma obra, seja ela apenas uma reforma ou mesmo uma construção do zero, é um verdadeiro desafio. Pensar nos mínimos detalhes pode até ser empolgante no começo, mas, depois de tanta coisa a ser planejada, fica difícil controlar todos os passos da obra e evitar surpresas desagradáveis. Para te ajudar com essa tarefa, já adiantamos que tudo se resume a um bom planejamento. Sendo assim, preparamos este post para indicar alguns passos importantes que você precisa saber ao planejar uma obra para evitar surpresas.

Continue a leitura e já pegue papel e caneta para anotar nossas dicas.

Cronograma de obra

O primeiro passo parece meio óbvio, mas a verdade é que muita gente acha que consegue organizar tudo na cabeça e que isso será suficiente, porém ter um cronograma com cada etapa da obra planejada e anotada é o meio mais organizado de começar.

O cronograma serve como o amuleto da prevenção contra possíveis surpresas desagradáveis na construção. É por meio dele que você poderá acompanhar a eficiência da obra, a falta ou excesso de material, a previsão de quanto tempo falta para poder dar início na próxima etapa e muitos outros detalhes de uma obra. É muito importante ser realista em relação ao tempo determinado para cada fase da construção e respeitar cada etapa.

Contrate uma equipe especializada

Contar com a assessoria de profissionais especializados que entendem de todos os processos e etapas da obra é o que pode garantir um serviço completo, de qualidade, sem atrasos e com o resultado que o você espera.

O momento de escolha do engenheiro e arquiteto é um dilema que não pode e nem deve ser subestimado, pois será através desses profissionais que tudo vai ser realizado com excelência e cuidado. Busque profissionais com referência de qualidade no serviço e que transmitam confiança.

Fique atento, também, para não contratar mais pessoas que o necessário, como: pedreiros, serventes e fornecedores.

Orçamento

A melhor forma de não extrapolar é tendo um orçamento bem planejado e detalhado. Com a ajuda dos seus especialistas, é possível traçar um orçamento com boas noções de custo da obra, já prevendo possíveis surpresas e como resolvê-las, caso venham a acontecer.

É muito importante ser realista com quanto você pode gastar com sua obra e sempre deixar uma margem extra como reserva em caso de possíveis imprevistos. Analise suas finanças e esteja preparado para separar uma quantia mensal para possíveis parcelas de materiais de construção.

Compra e cuidados com os materiais

Na hora de fazer a compra dos materiais é essencial que você faça uma pesquisa prévia nas lojas de materiais de construção e analise qual delas oferece o melhor custo-benefício. O mercado oferece muitas opções para todos os bolsos, então veja qual se encaixa melhor com seu orçamento e com tudo o que você planejou.

Comprar em grandes quantidades também é uma carta na manga para garantir descontos, além de você já ter seus materiais disponíveis. No entanto, é preciso ter um espaço reservado para armazená-los. Verifique com a loja em que comprou se é possível que a entrega seja feita aos poucos e de acordo com o andamento de sua obra, pois o desperdício de materiais é um dos fatores de prejuízo nas obras, e você não quer que isso aconteça, certo?!

Atenção ao clima

A nossa última dica é em relação às mudanças climáticas: esse fator não pode ser subestimado na hora de planejar e executar uma obra. Fique atento às previsões do tempo, cada região tem um período de chuvas específico. E, caso você não se planeje para esse tipo de imprevisto, isso poderá resultar em uma surpresa muito cara na sua obra. Coloque no seu cronograma possíveis dias de chuva e as tarefas que podem ser realizadas independentemente do clima. Isso otimizará o tempo e trabalho. Assim, caso as chuvas se aproximem, sua obra não ficará parada e todos já saberão o que deve ser feito.

E aí, anotou as dicas de como planejar uma obra para evitar surpresas? Agora é só começar a fazer seu planejamento e mãos à obra! Mas se você ainda tem alguma dúvida e não sabe que materiais comprar ou onde comprar, em nosso blog temos dicas incríveis para te ajudar.