Dicas de como comprar pisos e revestimentos

Chegou aquele momento incrível da sua obra de escolher os pisos e revestimentos para cada um dos ambientes? Nós adoramos falar sobre isso, afinal, são esses elementos que dão o toque final na sua construção e que, se bem escolhidos, vão deixar o resultado à altura dos seus sonhos. Por isso, pegue agora mesmo seu papel e caneta, ou mesmo o bloco de notas e mãos à obra!

Continue com a gente e confira esta leitura!

Primeiramente, vamos falar sobre algo muito importante: você sabia que os revestimentos podem contabilizar, aproximadamente, 30% do valor da sua obra? É um montante interessante, o que se torna mais um argumento para a escolha dos materiais ser feita com muito cuidado e atenção. 

Portanto, a dica número 1 é fundamental: a escolha dos revestimentos parece algo simples, mas ela envolve critérios técnicos, como um cálculo preciso da quantidade de revestimentos — para evitar falta ou desperdício — e a escolha do PEI ideal para cada tipo de ambiente. Se não estiver 100% seguro da sua escolha, peça a ajuda de um profissional como o técnico da loja onde fizer a compra dos produtos ou do arquiteto/engenheiro da sua obra. 

A dica número 2 também é de suma importância: planeje-se! Já imaginou sua obra ficar parada porque os revestimentos que você escolheu ainda não chegaram à sua construção? Alguns materiais podem não estar disponíveis a pronta entrega, portanto, vale a pena se antecipar na compra do piso e do revestimento. 

Em terceiro, escolha o estilo de piso que você quer de acordo com cada ambiente. Existe uma infinidade de possibilidades para os revestimentos cerâmicos e porcelanatos. Você pode brincar com estilos e cores, com cuidado para não exagerar. Lembre-se de que os revestimentos duram anos e que você ficará com eles por um bom tempo em sua casa.

A dica número 4 é sobre a escolha entre os revestimentos retificados e os não retificados. Os revestimentos retificados têm algumas vantagens interessantes, como a facilidade na limpeza, aspecto visual mais bonito e maior durabilidade. Pode ser uma escolha bem legal para a sua obra.

A quinta dica é importantíssima: atente-se à textura do seu piso. Áreas como banheiro, cozinha e quintal têm, diariamente, um certo contato com água, o que exige que o revestimento para esses ambientes tenha um acabamento mais áspero, ou seja, granilhado.

Deixamos a sexta e última dica para o gran finale: o cálculo dos pisos. Sabemos que você pode pedir ajuda para um profissional para isso, mas queremos ajudá-lo nessa tarefa. Na prática, o cálculo deve ser feito da seguinte forma: meça os dois lados adjacentes do chão onde irá revestir e multiplique esses dois valores. Vamos supor que uma parede meça 4 metros e outra 2. O total de piso que você precisará é de 8 metros quadrados. Você pode calcular aproximadamente 20% desse total para os imprevistos e para aquela sobra de segurança que deve ter em casa. Já o revestimento de parede, o raciocínio é o mesmo. Basta somar a quantidade de revestimento que precisa para cada parede para chegar à soma final.

Lembre de comprar seu piso com muita segurança e, se tiver dúvidas, peça a ajuda de um profissional.