Afinal, quanto tempo dura um porcelanato?

O porcelanato é reconhecido por ser um dos tipos de revestimento que apresenta maior durabilidade e isso acontece justamente pela forma como a peça é produzida. Em seu processo de fabricação, matérias-primas de altíssima qualidade são prensadas, fazendo com que o revestimento tenha baixíssima absorção de água

 

Ainda assim, a durabilidade desse tipo de peça está diretamente ligada à forma como você a utiliza. “Se você cuida bem do seu porcelanato, ele pode durar mais de 20 anos. Se você não previne riscos, usa produtos de limpeza que não são indicados e não faz uma boa manutenção, esse tempo de vida pode reduzir e muito”, comenta Vanderlei Generoso Alves, gestor do departamento de assistência técnica da Rox Cerâmica. 

 

Por isso, o especialista listou 3 cuidados necessários para garantir uma maior durabilidade do seu porcelanato. Confira:

 

  1. Capriche na limpeza da sua casa: a sujeira que entra para casa junto com seus pés risca e danifica o porcelanato. Então, principalmente se você mora em uma região arenosa, o indicado é colocar um tapete ou capacho na entrada, para que a sujeira seja depositada. Além disso, é preciso limpar o piso com frequência. 

 

  1. Cuidado com os produtos de limpeza: a recomendação é seguir a orientação de diluição do fabricante e não usar produtos para pedra ou madeira, pois eles são muito fortes e podem danificar seu porcelanato. Depois de aplicar qualquer tipo de produto, o recomendado é que ele seja enxaguado corretamente, pois, dessa forma, não continuará agindo no seu piso. 

 

  1. Supervisione a instalação do seu porcelanato: para garantir maior durabilidade para o seu porcelanato, é preciso que ele seja aplicado com uma argamassa própria para esse tipo de peça. Além disso, é fundamental que a pessoa que for assentá-lo saiba manusear esse tipo de peça.