Entenda o que é o PEI do revestimento cerâmico

Existem diversas características que você deve levar em conta na hora de escolher o seu revestimento cerâmico, nas linhas a seguir, vamos falar sobre uma das mais importantes: o PEI. Essa sigla faz parte das especificações do seu revestimento em cerâmica e vamos explicar os detalhes sobre ela logo abaixo. Confira!

 

A sigla PEI está ligada ao nível de resistência do esmalte da superfície do piso – que faz o acabamento do seu revestimento – à abrasão. E essa abrasão que estamos falando é causada pelo atrito do esmalte da peça com agentes como areia, sujeira, dentre outros agentes abrasivos.

 

Então, sem letras miúdas, PEI não tem nada a ver com qualidade, durabilidade ou resistência a riscos! Quanto maior o PEI, mais o esmalte do seu piso resiste à abrasão. Agora, imagine a seguinte situação: a cozinha da sua casa fica muito próxima a uma área com areia. A todo tempo, você precisa limpá-la para mantê-la em ordem, ou seja, existe frequentemente um grande atrito dessa areia com o esmalte do seu piso, portanto o ideal é que ele tenha resistência adequada para suportar essa abrasão.

 

Você pode fazer essa mesma reflexão, por exemplo, quando analisa o revestimento de uma loja de alta circulação de pessoas. Como, o tempo todo, tem pessoas entrando e saindo desse espaço, o esmalte desse piso precisa ser resistente para esse tráfego elevado.

 

Em um quintal, o raciocínio é o mesmo! O tempo todo o revestimento está em contato com agentes abrasivos, como areia, sujeira, tráfego de pessoas, entre outros, e o piso que você escolher para sua área externa deve estar preparado para isso.

 

Agora, conheça como funciona a escala de PEI dos revestimentos de cerâmica: 

PEI-0: Esta é a especificação ideal para paredes. Como não há trânsito de pessoas, não é preciso uma superfície preparada para proteger o esmalte da peça.

PEI-1: Ideal para banheiros residenciais. Afinal, nesses ambientes as pessoas não ficam circulando o tempo todo, o que não causa atrito no esmalte.

PEI-2: Ideal para ambientes residenciais que não tenham proximidade com áreas externas, como quartos ou uma sala de televisão.

PEI-3: Ideal para todos os ambientes residenciais, que tenham ou não proximidade com áreas externas, e que tenham tráfego médio de pessoas.

PEI-4: Ideal para ambientes comerciais de baixa circulação e para todos os ambientes residenciais e com alto tráfego de pessoas.

PEI-5: Ideal para áreas externas de ambientes residenciais e para áreas comerciais de grande circulação.

 

Portanto, escolher o revestimento de cerâmica com o PEI ideal é muito importante para o resultado da sua obra. Pense nisso!

 

Nos siga nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest