Você conhece os estilos de decoração de interiores?

Quando reformamos nossa casa ou mudamos para outro lar e precisamos dar aquela repaginada nos móveis, sejam eles planejados ou não, muitas vezes vemos centenas de opções de estilos diferentes de decoração. Você conhece todos eles? 

Como identificar cada estilo é uma pergunta recorrente, mas a questão principal de hoje é: como posso fazer parte desses estilos de decoração?

Hoje, vamos te dar algumas dicas de como identificar e fazer parte dos variados grupos de estilos de decoração interna.

  1. Cheio de histórias para contar.

Você é colecionador não de itens, mas de memórias? Ama aqueles quadros de viagens antigas? Não conseguiu desapegar das suas fotos quando criança? O estilo boho é para você! 

Fazendo a sucinta junção de itens de decoração com forte peso emocional, esse é o melhor estilo para você que quer demonstrar não só sua história, mas sua personalidade com a decoração.

Você pode fazer o uso de vários itens, desde que tenham um peso emocional para você.

Escreveu um livro? Parabéns! Ele ficará lindo na prateleira. É fã de bandas punk? Não ficaria ruim alguns álbuns ou vinis presos à parede. Gosta muito de cozinhar? Alguns pratos decorativos ou ervas de cozinha em vasos ficariam ótimas! 

Com o estilo boho, você deixa suas memórias como o centro das atenções, e transforma a sua personalidade em estilo. A natureza caseira e aconchegante desse estilo clama por uma cerâmica amadeirada quente, similar a Belini.

  1. Menos é mais.

Se você for mais direto, rápido e preciso, o estilo minimalista é perfeito para você. 

Um espaço clean, com pouca poluição visual e arquitetonicamente organizado. O estilo de decoração minimalista aposta em poucos móveis, nenhuma estampa e cores completamente sóbrias, como cinza e azul-escuro.

Se você tem o desejo de incluir esse visual na sua casa, o primeiro passo é começar uma faxina. Tudo o que não for de uso constante, pode sair. Isso inclui vasos, plantas, quadros e até mesmo cortinas estampadas cujo foco é a decoração. 

Por conta desse grande foco no simplismo e redução de detalhes, a melhor aposta são cores clean, similares as novidades do Grupo ROX: Blend Cement, ou Blend Almond, cerâmicas retificadas de grandes formatos, diminuindo a presença de juntas na cerâmica.

O minimalismo é um dos estilos mais controversos por um motivo: enquanto muitos clamam que ele se trata de uma falta de expressão completa, outros afirmam que a própria falta de expressão já expressa algo. 

  1. Glamour!

Essa é para quem não abre mão do luxo e dos detalhes em dourado.

O glam é um dos estilos de decoração que aposta alto na excentricidade. E uma de suas variações, o retro glam, traz de volta o deco art, que era muito popular nos anos 20-30, com seus detalhes em dourado e linhas retas que inspiram o brutalismo. Além disso, trazem sensações de grandeza que podem ser expressadas perfeitamente com a Catânia e todos os seus detalhes em cores quentes.

Um espaço complexo, mas com detalhes em poucas cores, sendo a maioria delas a representação de algum metal valioso, como ouro ou prata.

Quadros também são bem vindos, seguindo uma estética de grandeza. É recomendado que as imagens desses quadros sejam grandes e ocupem um espaço considerável, no intuito de passar uma sensação de grandiosidade e valor para as poucas memórias selecionadas.

  1. Saio da praia, mas a praia não sai de mim.

O clima de verão é protagonista em um dos estilos de decoração mais festivos que existem, o coastal.

A sua impressão de casa de praia é sucinta, seus tons de azul e decoração ligados à cultura tropical passam constantemente uma sensação de leveza e simplicidade, fazendo a aposta principal de piso serem tons neutros e frios, tal qual o lançamento da ROX: o Cinza real.

Ainda mais com a tonalidade azul-céu, a tranquilidade passada pelas paredes, móveis e decoração é única, então sinta-se à vontade para colocar pranchas de surfe, fotos do mar, remos e plantas tropicais para decorar seu ambiente favorito.

Caixas de madeira, itens relacionados a barcos e navegação, esculturas ou conchas são muito bem-vindas na decoração de verão.

  1. Traga a cidade para dentro de casa.

Poucos estilos conseguem transmitir modernidade sem forçar aparatos tecnológicos, como o industrial, que ganhou fama com a urbanização e tira inspiração de grandes centros urbanos para estilizar seus móveis e escolher cores, ficando perfeito em casa com pisos como o Vegas.

Pousando diretamente dos Estados Unidos, esse estilo despojado consegue fazer uma mistura entre o urbano e o minimalista, aceitando desde paredes de tijolos expostos até quadros com grafites ou paredes inteiras cobertas com a arte.

Use e abuse de materiais inox, concreto exposto, madeira rústica, lâmpadas antigas e quadros estilizados, pois todos dão um ar perfeito para um ambiente que transmite sua personalidade, sem falar no quanto a cerâmica retificada West Beige combina com essa decoração.

Tudo o que for pertencente a uma cultura totalmente urbana estará em casa com um dos estilos de decoração mais grunge que existe.

E aí, gostou dos estilos que estão em alta? Nenhum deles é particularmente incansável, principalmente se você gosta de se expressar com sua mobília. 

Não se esqueça de compartilhar o texto com aquele amigo que está em dúvida de como encontrar um estilo para decorar a casa.