5 dicas para você economizar na obra da sua casa

Está prestes a iniciar uma reforma ou construção e quer conferir dicas infalíveis para economizar na obra? Fique tranquilo, pois você está no lugar certo.

A seguir você poderá conferir um conteúdo exclusivo que preparamos para você, com recomendações decisivas para ficar dentro do seu orçamento.

É isso que está procurando? Que bom! Então, tenha uma excelente leitura! 

1. Quais serviços você pretende (e pode) fazer durante sua reforma ou construção?

É decisivo ter essa resposta, pois é com base nela que você vai traçar seu planejamento. 

Portanto, para começar, faça uma lista de tudo que pretende fazer durante sua obra. Então, na etapa de orçamento, que vem logo a seguir, você “baterá o martelo” no que realmente realizará durante sua construção ou reforma.

2. Capriche na etapa de orçamentos.

Com a lista de serviços que pretender realizar, vamos aos orçamentos! A ideia é cotar todos os custos que você terá durante a execução da obra. 

Com os números em mãos, organize-os de uma forma visual para que você consiga avaliar se eles estão de acordo com o orçamento que você tem disponível.

Não tente fazer mais do que o seu orçamento permite. Esse é o segredo principal para você economizar na obra. 

3. Atenção especial para a escolha da mão de obra. 

Na etapa anterior, você fez os orçamentos de mão de obra para executar sua reforma ou construção. Mas, neste tópico, falaremos exclusivamente sobre esse assunto.

Quando uma equipe inexperiente lidera a sua obra, as chances de você desperdiçar seu tempo e dinheiro são altíssimas. 

Por isso, para escolher os profissionais ideais, siga as seguintes recomendações:

  • Peça indicações de pessoas da sua rede de confiança;
  • Vá pessoalmente visitar obras realizadas por essa equipe;
  • Ao fazer a sua escolha, nunca pague o valor total da mão de obra antes desta ser realizada.

4. Uma pausa para a escolha dos materiais.

Mais uma dica decisiva para economizar na obra é sobre a escolha dos materiais. É fundamental escolher itens de qualidade para evitar quebras e perdas além do esperado.

Quando for escolher os pisos e revestimentos, por exemplo, prefira aqueles nos quais você realmente confia. E, em seguida, vamos deixar algumas sugestões:

5. Dica final para economizar na obra: crie um cronograma e siga-o a risca.

Você sabe por que é tão importante ter um cronograma? É com base nele que você vai organizar as datas para as compras dos materiais, por exemplo.

Se você deixar tudo para a última hora, pode ser que você não consiga pesquisar os produtos com a melhor relação custo x benefício e, assim, terá que comprar itens mais caros. 

Esse é um caminho importante para você controlar o andamento obra com a equipe responsável pela execução, principalmente se a base de valor for contabilizada por diárias de trabalho.

Gostou das dicas? Então, chegou a hora de colocá-las em prática. Dá para você evitar a maioria das dores de cabeça durante sua obra, principalmente economizando com os custos desse investimento.

Nos vemos no próximo post!