Mão de obra para reforma: 5 cuidados para escolher certo

Você está pensando em fazer uma reforma na sua casa, mas está com medo de errar na escolha dos profissionais para fazer esse trabalho? Nós sabemos que errar nessa decisão pode custar muito caro e, pensando nisso, preparamos uma lista com 5 cuidados que você deve ter para escolher corretamente a mão de obra para a reforma.

São dicas muito simples, mas que na prática farão toda a diferença.

Continue aqui e confira essa leitura!

Reformar é preciso

Fazer a manutenção periódica e melhorias na nossa casa é um passo importante para viver em um ambiente seguro e confortável.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa feita pela Casa do Construtor e pela AGP Pesquisas, de um total de 400 brasileiros, 68% deles fizeram algum tipo de reforma entre 2020 e 2021. 

No entanto, para evitar dor de cabeça ao fazer esse investimento, contar com uma mão de obra qualificada e confiável e escolher produtos de excelência são passos fundamentais. 

Então, venha com a gente e prepare-se para escolher uma mão de obra para reforma que atenda às suas expectativas.

Pedir indicações pode ser decisivo para escolher a mão de obra para reforma

Se está em busca dos melhores profissionais para reformar a sua casa, a primeira dica é acionar a sua lista de contatos.

Peça indicações sem medo de ser feliz! Quando receber os nomes, pergunte sobre os prós e contras de cada um deles e não tenha medo de questionar sobre os pontos que deram errado.

Isso não quer dizer que você não possa conhecer profissionais por outros meios, como pelas redes sociais. E se esse for o caminho, o passo a seguir vai ajudá-lo e muito!

Peça para ver pessoalmente os trabalhos realizados

Parece um exagero, mas acredite, não é! 

Com sua lista de contatos em mãos, fale com cada um deles e peça para ver pessoalmente os trabalhos que já foram anteriormente realizados.

Se tiver oportunidade de conversar com os proprietários dessas casas, também pode ser interessante.

Novamente pergunte sobre os prós e contras desses profissionais.

Dê uma atenção especial à etapa de orçamentos

Na hora de escolher a mão de obra para reforma, um dos pontos que precisa ficar muito bem esclarecido é o do orçamento.

Por isso, quanto mais detalhado ele for, melhor. Isso inclui todos os serviços a serem realizados, possibilidade de imprevistos, tempo de obra, entre outros assuntos.

É importante que você se atente e muito a esse ponto, pois ele pode evitar problemas no futuro. 

Converse sobre quebra de materiais 

Mais um ponto importante que você precisa levar em conta na hora de escolher a mão de obra para reforma é conversar com os profissionais sobre quebras de material.

Se por mau uso forem quebradas caixas e caixas de revestimento ou perdidos outros itens por problemas de acomodação, a conta pode sobrar para você se isso não for previamente conversado.

Para escolher a mão de obra para reforma, atente-se ao prazo dado pelo profissional

Prazo e obra são, definitivamente, uma relação conturbada. A maioria das obras sofre algum tipo de atraso e isso pode despencar as suas expectativas. 

Pensando nisso, antes de decidir sobre quem fará a mão de obra para a reforma, converse muito bem sobre a expectativa de prazos e tenha isso documentado.

Uma forma de se resguardar nesse sentido é fazer um contrato de prestação de serviços, assinado e registrado em cartório.

Com esse documento em mãos, você pode ficar mais protegido em caso de atrasos.

Anotou as dicas? Ao colocá-las em prática, você terá informações para escolher uma mão de obra para reforma que atenda às suas necessidades em termos de qualidade, preço e prazo.

Se você achou este artigo útil, compartilhe-o com seus colegas que estão planejando uma reforma.

Nos vemos no próximo post!