5 dúvidas do consumidor na hora de comprar um revestimento cerâmico

Você já parou para pensar sobre tudo o que devemos levar em conta antes de comprar um revestimento cerâmico? Tipos de acabamento, quantidade ideal de metros quadrados, PEI, local indicado para uso… são muitos os pontos que precisamos observar antes de tomar nossas decisões, afinal todas essas características, juntamente com uma instalação realizada nas condições ideais, são requisitos para evitar que o produto danifique antes do esperado. Para ajudar você nessa tarefa, reunimos a seguir 5 dúvidas do consumidor na hora de comprar um revestimento cerâmico. Com certeza esses esclarecimentos vão facilitar a sua vida na hora de tomar as melhores decisões.

Tenha uma excelente leitura! 

Uma das principais dúvidas do consumidor é sobre a diferença entre o revestimento cerâmico e o porcelanato. Nós temos um post exclusivo sobre esse assunto, mas trouxemos aqui um breve resumo. 

A diferença está no processo de fabricação e nos componentes de cada um deles. 

O piso cerâmico é fabricado por meio de um processo chamado via seca, utilizando em sua composição somente um tipo de argila. Em sua cobertura é acrescentado um esmalte, que forma a superfície sobre a qual a decoração é estampada.

Quando falamos sobre o porcelanato, ele é produzido a partir do método via úmida, e na sua composição há uma mistura de argilas nobres e minerais. Já na sua cobertura, existe a possibilidade da mesma passar por uma etapa de polimento. 

Ambos são produtos de qualidade e a escolha entre eles é totalmente particular. 

Outra dúvida muito comum é sobre como calcular a quantidade de pisos e revestimentos para o ambiente.

Quando falamos de revestimentos para o chão, é preciso seguir alguns passos. Vamos lá:

  • Calcule quantos metros quadrados tem o ambiente que você vai revestir. Você faz isso multiplicando a largura (em metros) pelo comprimento (em metros);
  • No resultado dessa conta é importante acrescentar 10% para os eventuais imprevistos;
  • O resultado é a quantidade de piso que você precisará!

O cálculo do revestimento para parede é semelhante:

  • Calcule quantos metros quadrados tem cada uma das paredes que você vai revestir e some a quantidade delas ao final. Exemplo: m2 da parede A + m2 da parede B + m2 da parede C = total de metros quadrados a serem revestidos;
  • Em seguida, acrescente os mesmos 10% que comentamos no tópico anterior;
  • Essa é a quantidade de revestimento para parede que você vai precisar.

A terceira dúvida é se podemos utilizar o revestimento indicado para uso exclusivo em paredes, como as monoporosas e produtos em alto relevo, no chão. A resposta é: na maior parte das vezes não. O ideal é que você confira nas especificações do produto quais são suas indicações de uso. No entanto, o contrário é possível: os revestimentos para o chão podem, em sua maioria, ser instalados na parede. É importante olhar as características do produto para tomar essa decisão.

A quarta dúvida dos consumidores é entender quais são os critérios que devem ser levados em conta para escolher o revestimento cerâmico

  • O primeiro é saber se o produto será para a parede ou para o chão, conforme explicamos acima;
  • Se ele será utilizado em ambiente interno ou externo;
  • Se o local de instalação tem contato com a água;
  • E se o local apresenta uma condição especial, como piscina, sauna, entre outros. 

Por fim, a quinta dúvida dos consumidores é se vale a pena investir no revestimento com acabamento retificado. A resposta é sim! Ele apresenta uma série de benefícios, como facilidade para limpeza, visual uniforme e mais bonito, dentre tantas outras. Neste blog você encontra mais detalhes sobre esse assunto.

Chegamos ao fim deste post e esperamos que essas respostas clareiem suas dúvidas sobre o que levar em conta na hora de comprar um revestimento cerâmico.

Se tiver uma dúvida que não está nesta lista, basta escrever nos comentários. 

Nos vemos em breve!